Proposta Pedagógica
Metodológicos
O histórico e o perfil do Grupo Uniftec demonstram que, desde seu surgimento, a instituição esteve sempre voltada para o ensino prático e à formação de profissionais aptos para o mercado de trabalho. Isso significa dizer que a preocupação em ensinar a fazer sempre esteve presente no DNA da instituição.
As aulas desenvolvidas em nossas instituições seguem um padrão metodológico que envolve três fazeres importantes e necessários para que a aprendizagem efetivamente aconteça.
A metodologia do fazer ganha vida na sala de aula e por meio dos diferentes projetos realizados nas disciplinas, os quais colocam o acadêmico em contato com o mundo do trabalho e com a realidade profissional. A infraestrutura da faculdade, com seus laboratórios, ambientes e experimentos, contribui significativamente para a vivência de atividades práticas ao longo da formação do educando.


Curricular
As competências, habilidades e as bases tecnológicas constituem os saberes a serem desenvolvidos pelos alunos, ou seja, o currículo.
Nesse sentido, a interdisciplinaridade torna-se imprescindível, viabilizando a contextualização e inter-relação das partes, fatos e fenômenos isolados.
O foco está na investigação dos processos de mediação em conexão com os processos cognitivos (aprendizagem). O currículo organiza-se de modo a dar conta da formação de um profissional conforme os perfis de egresso do Grupo Uniftec e do próprio curso.
São consideradas competências profissionais necessárias ao profissional do séc. XXI
Identificar, organizar, planejar e alocar recursos;
Capacidade de trabalhar bem com outras pessoas.
Coletar e utilizar toda informação que seja necessária para o desempenho profissional.
Trabalhar de modo eficaz e eficiente com uma ampla variedade de tecnologias. As qualidades intelectuais e pessoais a serem desenvolvidas em um ambiente adequado, ou seja, com fundação sólida (DeAquino, 2007):